O incrível cão australiano é inteligente, trabalhador, incansável, atento e fiel. Descendentes do Dingo selvagem, ele sabe cuidar do boi e do búfalo no curral ou conduzir qualquer manada, inclusive, no Estado de São Paulo, em São Carlos, o criador da raça murrah e associado da Associação Brasileira dos Criadores de Búfalos (ABCB), Fábio Pinto da Costa, da Fazenda Betel, já possui uma criação da referida raça de cão, o que vem trazendo bons resultados no intuito de tocar a criação de búfalos.

Apesar de, ainda, pouco conhecido, esse cão está se tornando “coqueluche” entre os fazendeiros de todo o Brasil. O “Australian Cattle Dog”, também conhecido como “Blue Heeler” ou “Heeler” é um cão de porte médio, aparência marcante, com altura variando de 46 a 51cm para os machos e 43 a 48cm para as fêmeas. Pesa de 20 a 25kg, é compacto e robusto, possui o crânio largo e mandíbulas poderosas. O pêlo é médio e denso, com uma boa proteção. A maioria dos Heeler é de pelagem mesclada branca e cinza, resultando em um tom azulado (Blue Heeler) ou branca e vermelha (Red Heeler), que são mais caros. Pode ou não apresentar manchas no corpo, mas quase sempre apresentam máscaras. Os Blue Heelers podem ter pêlos vermelhos na região da garganta e nos membros.

Um fato que chamaria a atenção é de que os filhotes nascem totalmente brancos e de que por volta da segunda semana de vida, começam a “pintar” e aos quatro meses apresentam a tonalidade definitiva.

O Heeler originou-se quando os primeiros colonizadores chegaram à Austrália. Eles descobriram que os cães de trabalho que tinham levado não resistiam às longas e quentes jornadas necessárias para levar o gado até o seu destino. O cão escocês Blue Merle Collie foi, então, cruzado com o Dingo – cão selvagem nativo da austrália. Este cão selvagem era “durão”, rústico e muito astuto, com extrema habilidade para manobrar outros animais para, enfim, caçá-los. Posteriormente, adicionaram a raça “Kelpie” a esse cruzamento, para melhorar o instinto de cão pastor, o Dálmata para incutir no cão o amor pelos cavalos e o instinto de defesa ao patrão e à propriedade e o Bull Terrier para lhe dar coragem.

O Heeler é um misto de força e equilíbrio, músculos e agilidade, é um cão silencioso e muito inteligente e sabe que pode conduzir qualquer manada.

Assistir ao trabalho desses cães encanta e surpreende até o mais eficiente dos treinadores de animais. Sua maior peculiaridade é a maneira como trabalha. Ele “toca” o gado, mordiscando-lhes os alcanhares, daí a origem do seu nome (heel = calcanhar) e dessa forma ele trabalha qualquer tipo de animal, rodeando o rebanho e mordendo as rezes dispersas ou desgarradas para que essas procurem a segurança do rebanho. Também aprendem a ajudar nos arredores dos currais, troncos e embarcadouros, mordiscando a pata do gado por entre as tábuas, para que os animais sigam adiante. Para colocar animais nos currais ou trailers, não existe nada que os supere.

Outra particularidade é ser um cão de um único dono, a quem respeita e obedece fielmente, de quem ele nunca tira os olhos ou se afasta, seguindo-o o tempo todo. Possui um forte instinto de proteção em relação ao dono e é desconfiado com estranhos, apesar de aceitar pessoas que o seu dono aceitar. Também impressiona o pronto atendimento ao comando do dono.

Nunca precisamos treiná-los, eles agem por puro instinto e paixão pelo trabalho, a não ser os comandos básicos como: aqui, não, vamos, etc. A maioria dos filhotes começam a mostrar sua habilidade para o trabalho com 4 a 6 meses de idade, quando aos 6 meses, já é bastante resistente para tomar coices e não se machucar.

Aconselhamos começar com um filhote, se você desejar um cão de trabalho dedicado. É possível adquirir animais adultos treinados, mas não espere que o seu cão trabalhe da mesma maneira que trabalhava para quem o treinou. O filhote terá uma ligação grande, crescendo e trabalhando com você, ficará cada vez melhor obedecendo aos seus comandos e protegendo.

O Heeler é uma raça introduzida no Brasil recentemente, contando ainda com poucos exemplares, mas com a incrível ajuda que tem dado ao homem do campo, em pouco tempo você poderá adquirir um exemplar dessa magnífica raça.