O banho pode e deve ser uma experiência agradável para você e seu cão. Mas como fazer para que seu cão entenda este conceito tão humano ao ser molhado, esfregado, massageado e coberto de espuma?
Se seu cão for um Boiadeiro Australiano, você irá perceber a grande afinidade que animais desta raça tem por água, principalmente após longas sessões de exercícios ou de trabalho. Inclusive em trabalho é comum que os cães entrem em bebedouros dágua ou açudes entre uma corrida e outra atraz do gado; eles o fazem para refrecar e tentar baixar a temperatura corpórea, uma vez que é sabido que cães tem um número muito baixo de glândulas sudoríparas que fariam a troca de calor com o ambiente, tendo apenas a ofegação para esta função.
Mas vamos aqui dar algumas dicas mais generalistas para a prática do banho, lembrando que o Heeler não necessita de nenhum cuidado especial para sua pelagem com relação a escovação ou shampoos especiais, até mesmo por ser uma raça mais rústica acostumada a situações adversas.
Primeiro temos que lembrar que cada cão irá reagir de uma forma particular. Uns vão gostar, outros serão indiferentes mas, de uma maneira geral, as dicas que vamos dar aqui se aplicam a todos.
 
 
Passo 1
Escolha um local ventilado e limpo para dar o banho. Que este local seja confortável e seguro para você e seu cão, evitando quedas e fugas inesperadas.
 
Passo 2
Escove seu animal, principalmente se ele for de pêlo longo, ou variado. A escovação é muito importante para a retirada de pêlos mortos, nós e sujeiras da pelagem.
 
Passo 3
Se possovel coloque uma bolinha de algodão dentro do ouvido do cão para evitar entrada de água durante o banho.
 
Passo 4
A temperatura da água não deve ser muito baixa nem muito alta, pois os extremos podem causar desconforto térmico ao cão.
 
Passo 5
Molhe o animal por completo, tendo cuidado com os olhos, focinho e boca, para não assustar o cão.
 
Passo 6
Use produtos veterinários de boa qualidade. Existem shampoos, condicionadores e sabonetes para os mais variados usos. 
 
Passo 7
Não deixe cair espuma nos olhos do seu cão e, caso isto ocorra, lave com bastante água.
 
Passo 8
Enxágüe retirando o sabão e a espuma e retire o excesso de água com as mãos e seque com uma toalha, comprimindo bem o corpo.
 
Passo 9
Use um secador não muito quente para secar toda a extensão do pêlo, o que evita umidade. A umidade causa mau cheiro e  favorece o aparecimento de problemas de pele.
Não tem secador? Saia para um belo passeio ou pratica de algum esporte com seu amiguinho, nada mais recompensador para ele e você, isso facilitará para o próximo banho pois o seu animal associará o passeio e carinho com a prática do banho!
Difícil? Um pouco trabalhoso, mas com certeza garantirá o bem estar do seu cão.