1. COMO SE ORIGINOU O CÃO DOMÉSTICO ?
A ciência não deu ainda uma resposta definitiva à pergunta de como se originou o cão doméstico. Não há dúvida quanto à sua classificação zoológica, a família dos canídeos, canidae. Mas ao se tentar estabelecer quando, onde e de que tronco o cão evoluiu, apresentam-se quatro possibilidades:
 
1º Que descenda do lobo. 
2º Que descenda do chacal. 
3º Que descenda de um espécie de cão selvagem, hoje extinta e da qual ainda não se teria encontrado vestígio. 
4º Que descenda do cruzamento do lobo e chacal
 
Hoje, acredita-se que o cão doméstico descenda do lobo. E existem algumas evidências que parecem confirmar tal teoria:
 
* O lobo é o único membro da família canidae que apresenta a inteligência e o comportamento social altamente desenvolvidos, características também do cão.
 
* A formação dentária dos lobos é muito semelhente a dos cães.
 
* Lobos e cães podem cruzar, gerando descendência fértil (chacais e coiotes também podem).
 
Mas quando e onde o cão foi domesticado? Foi estabelecido que o homem domesticou o cão entre 15.000 e 13.000 anos atrás. Contudo, existem pinturas rupestres de 50.000 anos de idade, encontradas em cavernas espanholas, que mostram homens caçando com cães.
 
O Dingo (cão selvagem australiano) ainda é uma incógnita pois é um cão e foram encontrados fósseis de 50.000 anos atrás na Austrália. A única maneira pela qual o Dingo poderia ter chegado à este continente seria junto com o homem, como animal (semi)domesticado, antes da separação do continente asiático, a "ponte" entre os dois continentes desapareceu quando o leito do mar se elevou devido ao degelo, no período mesolítico. Estas evidências sugerem que os cães já estivessem ligados ao homem há, pelo menos, 50.000 anos.
 
O que é considerado certo é que o cão foi o primeiro animal domesticado pelo homem.
 
 
2. OS CÃES NO GUINNESS BOOK
Os cães fazem parte da seção "Animais de Estimação" do Guinness Book of Recordes.
 
Conheça alguns cães ganhadores de records.
Mais valioso animal do showbusiness
 
"Pal", o astro original de Lassie,foi o primeiro de nove machos a fazer o papel da heroína canina.Seu descedente,"Lassie IX",também conhecido como Howard,é o animal mais valioso da história,e viaja em seu próprio avião particular.
 
Cão escritor mais bem pago
 
Em 1991, a springer spaniel "Mildred Kerr",ou simlesmente,"Millie",faturou US$900.00,mais de 4 vezes o salário de seu dono,o então presidente dos EUA,George Bush quando sua autobiografia vendeu 400 mil exemplares,"ditado" à primeira-dama,Barbara Bush,Millie's Book foi descrito como " A vida da família Bush vista por baixo da mesa."
Cão mais adestrado
"Chanda-Leah", uma Poodle Toy,cor champanhe de 4 anos,de Hamilton,Ontário(Canadá), possui um repertório de 300 truques.Sua dona,Sharon Robinson,ensinou-a a tocar piano,fazer contas e soletrar."Chanda-Leah" já participou de inúmeros programas na TV americana, entre os quais Regis and Kathy Lee, The Maury Povich Show, e possui seu próprio publicitário.
 
Cão mais feio
"Chi-Chi", um cãode raça africana,conquistou 5 títulos do Concurso de Cão Mais Feio do Mundo,realizado em Petalnna,California(EUA).Além disso, foi o primeiro colocado no "Círculo dos Campeões" desse concurso,no qual os vencedores dos 25 anos anteriores competem entre si.O cão foi descrito pela National Enquirer como "Alienígena especial" e por seu dono, Doris Beezley,como "cão de pernas tortas a aparência de porco.""Chi-Chi" já participou de vários programas de TV e é personagem principal da tira da quadrinhos chamada "The Ugliest Dog".
 
Cão mais pesado
É um Mastiff Inglês,chamado Aicama Zorba of La Susa,nascido em 26/09/1981,pertencente a Chris Eraclides,de Londres,Inglaterra.Zorba tem 94cm de altura e pesa 155,58 kg.
 
Cão mais alto
É um Dogue Alemão,chamado Shmgret Danzas, nascido em 1975 e pertencente á Wendy e Keith Camly, em Keynes, Inglaterra o cão media 1054 cm e 1,66 cm com o pelo eriçado pesava 108 kg e morreu em 1984.
 
O maior farejador
É um Dobemann Pinscher, chamado Saver e treinado pelo policial Herbet Kruger, que farejou um ladrão de animais por 160 km através do Great Karoo, na África do Sul.
 
O cão mais velho
Foi um pastor australiano, chamado Bluey, pertencente a Les Hall, de Vitória, Austrália. Ele chegou a idade de 29 anos e 5 mesês, trabalho com gado e ovelhas e foi sacrificado em 14/11/1939.
 
Por que os cães fazem xixi nos pneus dos carros?
Esse é um fato que deixa muito dos motoristas doidos da vida. Mas você sabe por que os cachorros fazem isso? A verdade é que existem alguns materiais que os cães gostam mais de usar como banheiro. É o caso, por exemplo, da madeira e da borracha. Mas o motivo que leva o cachorro a fazer xixi nos pneus dos carros, não é o material em si, e sim o fato de a roda conter uma série de cheiros adquiridos durante os trajetos diários, passando por cima de quase tudo, inclusive da urina de outros cães. Como alguns cachorros já “visitaram” aquele lugar e deixaram seu registro ali, o cão então sente a necessidade de também deixar o sua marca.
 
Por que alguns cães e gatos têm o costume de comer grama?
Se você ver seu bicho de estimação comendo grama, não se assuste... Ele não virou vegetariano nem está querendo vomitar, ao contrário do que muitos acreditam. Na verdade, a grama ajuda a limpar o intestino dos animais. No caso dos cães, acredita-se também que esse costume venha de seus ancestrais. Há muito tempo atrás, os lobos se alimentavam de animais herbívoros e, indiretamente, consumiam um pouco de vegetais de dentro do estômago e intestino desses bichos. Mas, fique esperto: seu bichinho pode contrair verminoses se ingerir a grama de determinados lugares.
 
Por que os cachorros ficam dando voltas antes de deitar?
É um comportamento herdado de seus ancestrais. Os lobos tinham o hábito de dar voltas pra checar o solo ou a grama, uma boa maneira de se prevenir de espinhos ou de qualquer outra coisa que pudesse machucá-los... Além disso, essas “voltinhas” serviam também como estratégia de sobrevivência! Era uma forma de verificar a direção do vento, para deitar numa posição que permitisse perceber a aproximação de algum predador pela retaguarda ou sentir o cheiro do animal que tentasse atacar pela frente
 
Como é o Sono Canino
Assim como as pessoas, os cães também precisam dormir. No período de sono, o cão pode descansar, e seu sistema imunológico funciona melhor. Com o sono regular, seu sistema nervoso e seu metabolismo funcionam bem, e seu corpo fica descansado.
 
As fases do sono
Os cães tem 2 fases do sono: superficial ou ondas cerebrais lentas; e movimento rapido dos olhos (REM). No estágio superficial, o cão fica quieto e alerta, tem uma respiração profunda e ritimada, sua pressão sanguínea, seu metabolismo e sua atividade cerebral diminuem. Nessa primeira fase, o cão pode acordar repentinamente devido a estímulos sensoriais. O estágio superficial dura de 10 a 20 minutos.
 
Na segunda fase, REM, as pálpebras do cão se movem, daí o nome "rápido movimento dos olhos". A respiração nessa etapa [é mais irregular, rápida e superficial - às vezes o cachorro parece não estar respirando. Também ocorrem movimentos nas patas, músculos da face e orelhas.
 
Duração do sono
Os cães dormem em média 9 horas por dia, mas podem prolongar esse tempo se ficam muito sozinhos, sem a companhia do dono.
 
Os cães sonham?
De acordo com pesquisas de ondas cerebrais feitas em cães, a resposta é afirmativa. Foi constatado que algumas atividades cerebrais caninas durante o sono são semelhantes as de quando uma pessoa está sonhando. Assim, e quase certo que nosso melhor amigo também sonha! Os filhotes e os cães velhos sonham mais que os cães adultos.
 
O conteúdo dos seus sonhos ainda é um mistério. Uma idéia sobre isso é a maneira de se relacionar com o mundo: o homem usa mais a visão e a língua falada; ja o cão usa mais a audicão e o olfato. Assim, o sonho deles deve ser diferente do nosso...
 
Distúrbios do sono
Os cães podem ter alguns distúrbios de sono, como a apneia, que é uma parada respiratória devido a obstrução das vias respiratórias, que acontece mais no Boxer e Buldogue, devido aos seus focinhos achatados. Outra doença é a narcolepsia, na qual o cão repentinamente entra em sono profundo. Esse mal é mais comum no Dobermann, Labrador, Poodle, Beagle e Dachshund. Esses distúrbios são controlados por medicamentos.
 
 
5. Uma cadela pode ter filhos de mais de um macho?
Se a cadela acasalar com dois machos diferentes durante o cio, um da mesma raça e outro vira-lata, terá uma ninhada com filhotes de raça pura e mestiços. Isto ocorre porque a cadela produz vários óvulos durante o cio, possibilitando a fecundação por vários machos.
 
6. Porque os cães cheiram o traseiro um do outro?
Seu cão possui duas glândulas ao lado do anus responsável pela liberação de uma substancia muito mal cheirosa do ponto de vista humano. Mas elas tem um papel importantíssimo no reconhecimento entre os cães, este é o principal motivo dos animais cheirarem o traseiro dos outros cães e vice versa.
 
Porque os cães abanam a cauda?
Os cães possuem um excelente termômetro para indicar seu "estado de espiríto", a cauda.
Através do movimento da cauda o animal espressa seus sentimentos.
Abanos rápidos e amplos,normalmente significam alegria/contentamento e quando são "curtos", denotam confiança.
Cauda entre as pernas,é sinal de medo/covardia.Dura e imóvel,estado de alerta e quando esta fca frouxa e baixa,indicam subordinção.
Para os machos em processo de "corte", a cauda mostra-se dura e trêmula.