Quando o assunto é adestramento logo nos vem à mente a imagem daqueles cães de circo que fazem mil estripulias, alegrando a criançada e encantando os mais velhos. Outras vezes 
pensamos nos cães de guarda em suas ações de ataque e defesa.
 
Devemos primeiro ter em mente que para um convívio harmonioso com o animal é necessário a sociabilizaçao do mesmo e eventual educação assim como uma criança, para saber obedecer aos comandos básicos e saber o que pode e não pode fazer. Assim você evitará muitos problemas do animal mais velho, pois a maior parte dos problemas se deve a velhos hábitos adquiridos pelo animal que algum dia por algum motivo não queremos mais, é preciso pulso firme com qualquer cão para mostrar quem é que manda, pois em muitos casos é comum ver animais que mandam em sua família, a qual recebe tudo que deseja, e nunca ouviu uma palavra NÃO.
 
Como definir, adestramento?
Existem muitas técnicas e muitos profissionais neste ramo. Vamos usar aqui uma definição que tente abranger todos estes diferentes conceitos com o objetivo de mostrar de uma maneira prática o que é o adestramento.
 
O adestramento é um meio, uma forma de treinamento na qual o proprietário ou condutor prepara seu companheiro para atender determinadas ordens (comandos) com um objetivo final, que pode ser a simples obediência, o trabalho de guarda, truques e a convivência em sociedade.
 
E como fazer com que este treinamento dê certo?
As técnicas mais modernas de adestramento levam em consideração conceitos como comportamento animal e a relação homem-animal. O ponto mais positivo deste processo é seu interesse em melhor relacionar-se com seu cão, estabelecendo com ele uma convivência na qual as expectativas de ambos sejam satisfeitas.
 
Isso leva muito tempo?
Vai depender da sua dedicação, de sua atenção e do interesse que você souber criar em seu cão pela atividade.
 
Para trabalhar melhor estes aspectos, você deve conhecer alguns conceitos antes de pensar em começar qualquer tipo de relacionamento com seu cão — quanto mais adestrá-lo.
 
Como seu cão vê você?
O cão é um animal que, desde os primórdios de sua existência na face da Terra, estabeleceu um grupo hierárquico denominado matilha, no qual existem rígidos conceitos de dominância e submissão entre seus membros.
 
Você e sua família não passam de membros de uma matilha em especial para seu cão. Mas cabe a você aprender a tomar o lugar de líder desta matilha para que seu cão tenha o respeito que é necessário ter pelo dono.
 
Como seu cão se relaciona com você?
O relacionamento deve se basear na devoção e amor, seu cão deve ter a certeza de quão importante ele é para você. Assim, ele assim estará mais predisposto a agradá-lo.
 
E você como deve se relacionar com seu cão?
Você deve estabelecer uma relação de troca com seu cão. Ele deverá sentir a recompensa por estar fazendo aquilo que se espera dele.
 
O que é mais importante neste relacionamento?
Crie uma situação onde seu cão esteja atento a você o tempo todo. Assim, ele poderá aprender com mais rapidez aquilo que você espera dele.
Tendo em mente estas dicas iniciais você estará preparado para entender o que é o adestramento e como começar a treinar seu cão. 
 
Para iniciar o treinamento basta paciência e colaboração de todos da família, os resultados não aparecem de um dia para outro e sim ao longo de semanas, é um trabalho constante.
Sempre consulte um médico veterinário para dar dicas sobre o comportamento animal